O primeiro passo é a escolha da RAÇA do Personagem...
Bem, tecnicamente, "Raça" é um conceito complexo, que obedece diversos parâmetros, visando classificar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, de acordo com suas características genéticas ou fenotípicas.
A antropologia, entre os séculos XVII e XX, usou várias classificações de grupos humanos, criando-se as chamadas "raças humanas"; mas desde que se passaram a utilizar os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações (e o próprio conceito de "raças humanas") deixaram de ser utilizados. Afinal, como o Projeto Genoma já demonstrou, o conceito de "raça" não pode ser aplicado a seres humanos - pois não existem genes raciais na nossa espécie...
O conceito de Raças Humanas foi usado pelos regimes coloniais e pelo Apartheid (na África do Sul) para perpetuar a submissão dos colonizados. Neste sentido, a definição é principalmente uma classificação de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham, graças a uma cultura racista, sentidos, valores e significados distintos...
Em Fallout, após a Grande Guerra, alguns grupos humanos sofreram profundas alterações biológicas (decorrentes da exposição prolongada à Radiação e ao Vírus FEV); a ponto de desenvolverem aptidões e características próprias - distintas dos demais. Além disso, certos equipamentos eletrônicos, dotados de inteligência artificial, também são considerados "seres racionais".
Isto levou à criação deste conceito racial, amplamente admitido:
* Humanos - seres humanos "puros", ou seja, que não sofreram (muitas) mutações externas;
* Super Mutants - seres humanos modificados pelo Vírus FEV;
* Ghouls - seres humanos modificados pela Radiação;
* Robôs - criaturas artificiais inteligentes.
Dentro de cada "Raça", existem subdivisões (algumas racionais, outras não); originando grupos específicos, dotados de características próprias. Veja mais detalhes nos tópicos seguintes.
Na Ficha de Personagem, o campo "Raça" é seguido por quatro "quadradinhos" (dois escuros e dois claros). Estes "quadrados" servem para anotar os BÔNUS e as PENALIZAÇÕES raciais de cada "Raça" - os "escuros" servem para anotar qual Atributo é modificado; e os "claros" servem para anotar a variação (positiva ou negativa); que será anotada na SEGUNDA COLUNA dos Atributos...
Por exemplo: imagine que o jogador Rodrigo escolha criar um Personagem Ghoul (como Raul Tejada). Dada sua longevidade, os Ghouls são sensivelmente mais inteligentes que os demais (já que têm mais tempo para estudar e aprender); mas sua aparência hedionda e a "fama" de seus "primos irracionais" fazem com que seu carisma seja bem menor (prejudicando suas relações sociais). Assim, Rodrigo deve anotar no primeiro quadradinho escuro a sigla (INT); no primeiro quadradinho claro o bônus (+2); no segundo quadradinho escuro a sigla (CHR); e no segundo quadradinho claro a penalização (-2). Obviamente, estes mesmos números deverão ser anotados na segunda coluna dos Atributos correspondentes...
Em tese, os jogadores podem escolher a "Raça" de seus Personagens livremente. Entretanto, o Mestre pode restringir tal escolha (exigindo que todos os Personagens sejam "Humanos", por exemplo). Como sempre, a última (e inquestionável) palavra é a do Mestre!
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