sábado, 18 de outubro de 2014

Fluxovida


"Ei, todo mundo tem uma história... Qual é a sua?"

Ao terminar de preencher a terceira folha da Ficha, você tem aí o rascunho do teu Personagem. Você tem alguns atributos e talvez uma vaga ideia do que fazer com seu alter-ego, porém nada mais. Ou seja: o barro ainda está úmido! E como transformar estes números em transformá-lo num verdadeiro sobrevivente de Fallout?

Comece com o Fluxovida!

Trata-se de um fluxograma de "complicações", desenvolvido para ajudá-lo a dar ao seu Personagem um histórico coerente com um futuro sombrio. Suas tabelas cobrem desde sua origem étnica, passando por sua família, amigos, hábitos pessoais e até mesmo eventos chave para cada ano de vida.

Ele tem como objetivo principal ser um guia: se você encontrar algo que não se encaixe na história que você imaginou para seu Personagem, sinta-se à vontade para mudá-lo (de forma que sirva aos seus propósitos). Mas lembre-se: o mundo de Fallout depende de sua interpretação! Por isso, faça bom uso das informações existentes em seu Fluxovida (ele certamente é uma boa fonte de inspiração - para você e para o Mestre)!



Origem Étnica:

As nuvens de radiação não respeitam fronteiras políticas. Além disso, os EUA sempre foram um dos países com maior número de imigrantes do mundo. Por isso, Fallout é multicultural e multinacional. O lugar de onde você veio determina seu linguajar nativo, costumes e fidelidades.

Escolha ou jogue 1d10 para definir sua “nacionalidade”.

Obviamente, todos falam inglês norte-americano; mas dependendo de sua origem, você pode conhecer mais um idioma de seus antepassados.


01

Anglo-Saxão (Inglês Britânico ou Australiano)

02

Africano (Banto, Fante, Kongo, Ashanti, Zulu, Swahili)

03

Japonês ou Coreano (Japonês ou Coreano)

04

Leste Europeu (Russo, Búlgaro, Tcheco, Polonês, Ucraniano, Eslovaco)

05

Ilhas do Pacífico (Micronésio, Tagalog, Polinésio, Malaio, Indonês, Havaiano)

06

Sudeste Asiático (Chinês, Cantonês, Mandarim, Vietnamita, Tailandês)

07

Indiano (Indiano, Bengali, Nepalês, Tamil)

08

Latino Americano (Espanhol ou Português)

09

Árabe (Árabe)

10

Europeu (Espanhol, Francês, Português, Alemão, Italiano, Sueco, Grego etc).



Profissão:

O trabalho dignifica o homem!

Escolha ou jogue 1d10 para definir sua “profissão”.


01

Explorador de Áreas Selvagens (Viajantes, Caçadores ou Pescadores)

02

Operário ou Fazendeiro

03

Membro de Gangue

04

Traficante (de Armas, Drogas, Pessoas...)

05

Membro das Grandes Milícias

06

Trabalhadores da Noite (Prostitutas, Cafetões, Croupie’s, Barman’s, Seguranças...)

07

Assassino de Aluguel

08

Membro de Caravanas Mercantis

09

Ladrões

10

Mercenários


Estilo das Roupas:

O mundo pode ter acabado... mas isso não serve de desculpa para não andar na moda! Afinal, em um futuro pós-apocalíptico, suas roupas dizem muito sobre você!

Escolha ou jogue 1d10 para definir seu “estilo fashion”.


01

Vault-Clothes

02

Uniformes de Gangues / Milícias

03

Roupas de Couro / Jeans

04

Trapos de Mendigo / Pelado

05

Trapos de Fazendeiro

06

Mantos Religiosos

07

Alta-Costura

08

Armadura Leve

09

Armadura Média

10

Armadura Pesada


Estilo dos Cabelos:

Tão importante quanto suas roupas, os cabelos dizem muito sobre você...

Escolha ou jogue 1d10 para definir seu “estilo capilar”...


01

Careca

02

Longos e Maltratados

03

Curtos e Arrepiados

04

Com Mechas

05

Curtos e Arrumados

06

Longo e Liso

07

Pintados

08

Encaracolados

09

Moicano

10

Trançados


Detalhes:

Além das roupas e dos cabelos; cada indivíduo trás no corpo sua “marca registrada” – aquilo que o torna único e inesquecível aos olhos dos demais...

Escolha ou jogue 1d10 para definir sua “marca”...


01

Tatuagens

02

Óculos Espelhados

03

Cicatrizes Ritualísticas

04

Correntes

05

Piercings

06

Coturnos

07

Brincos

08

Lentes de Contato Exóticas

09

Unhas Compridas

10

Modificações Corporais


Idade:

O mundo de Fallout é repleto de perigos e ameaças! E nem estou falando dos monstros radioativos ou dos tiroteios freqüentes... A fome, a sede, a radiação e as doenças estão por toda parte, ceifando milhões de vidas a cada hora...

Escolha ou jogue 2d10 e some os resultados para definir sua “idade”...


02 a 06

16 Anos

07

17 Anos

08

18 Anos

09

19 Anos

10

20 Anos

11

21 Anos

12

22 Anos

13

23 Anos

14

24 Anos

15

25 Anos

16

26 Anos

17

27 Anos

18

28 Anos

19

29 Anos

20

30 Anos


Personalidade:

Resumidamente: são as características predominantes de sua personalidade...

Escolha ou jogue 1d10 para definir sua “personalidade”...


01

Tímido e Reservado

02

Rebelde, Anti-Social e Violento

03

Arrogante, Orgulhoso e Distante

04

Mal-Humorado, Precipitado e Teimoso

05

Exigente, Meticuloso e Nervoso

06

Estável e Sério

07

Tolo e Cabeça de Vento

08

Sorrateiro e Enganador

09

Intelectual e Reservado

10

Amigável e Expansivo


Admira Quem?

Todos temos nossos ídolos...

Escolha ou jogue 1d10 para definir a “pessoa que você mais admira”...


01

Seu pai ou sua mãe

02

Um irmão ou uma irmã

03

Um (a) amante

04

Um (a) amigo (a)

05

Você mesmo

06

Um animal de estimação

07

Um professor ou mentor

08

Uma personalidade pública

09

Um herói pessoal

10

Ninguém


Valoriza o quê?

Decida agora aquilo que o Personagem mais valoriza...

Escolha ou jogue 1d10 para definir “o que ele mais valoriza”...


01

A riqueza

02

A honra

03

Sua palavra

04

A honestidade

05

O conhecimento

06

A vingança

07

O amor

08

O poder

09

A diversão

10

A amizade


Seu Tesouro é:

Todo mundo tem um objeto de estimação extremamente valioso (embora esse “valor” seja subjetivo)...

Escolha ou jogue 1d10 para definir “qual é o seu tesouro”...


01

Uma arma

02

Uma ferramenta

03

Uma peça de roupa

04

Uma fotografia

05

Um livro ou diário

06

Uma gravação

07

Um instrumento musical

08

Uma jóia

09

Um brinquedo

10

Uma carta


Pessoas São:

Qual a sua opinião em relação à maioria das pessoas?

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir...


01

Neutra

02

Gosta de quase todo mundo

03

Odeia quase todo mundo

04

As pessoas não passam de simples ferramentas manipuláveis

05

Todas as vidas têm o seu valor e devem ser preservadas

06

As pessoas são obstáculos no seu caminho e devem ser destruídas

07

Não podemos confiar em ninguém

08

Devotado em acabar com a humanidade

09

As pessoas são maravilhosas

10

As pessoas são comida


Nível Familiar:

Qual o status de sua família quando você nasceu?

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir...


01

Administradores de um Vault pacífico;

02

Líderes em um Vault caótico;

03

Moradores em um Vault tranqüilo;

04

Moradores em um Vault em guerra;

05

Moradores em uma grande cidade;

06

Fazendeiros

07

Moradores em uma cidade pequena;

08

Tribo nômade

09

Caravanistas Mercantis

10

Você nunca os conheceu


Pais:

Como estão seus “velhos”?

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir...


01 a 06

Ambos estão bem. Vá para STATUS FAMILIAR;

07 a 10

Algo aconteceu com eles. Vá para TRAGÉDIA FAMILIAR.



Status Familiar:

Sabemos como era quando você nasceu; mas como está agora a tua família?

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir...


01

Sua família melhorou em relação à sua infância

02

Sua família continua igual a que estava na sua infância

03

Sua família está um pouco pior do que estava em sua infância

04

Você perdeu um dos seus pais por causas naturais

05

Você perdeu os dois pais por causas naturais

06

Você nunca conheceu sua família

07

Seus pais sofreram amnésia e não se lembram mais de você

08

Seus pais estão escondidos para protegê-lo

09

Seus pais o deram para adoção

10

Seus pais o venderam por grana, comida ou drogas



Tragédia Familiar:

Que tipo de desgraça aconteceu a eles?

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir...


01

Sua família perdeu tudo devido a uma traição

02

Sua família perdeu tudo devido à má-administração

03

Sua família foi exilada (ou de alguma outra forma expulsa) de sua terra natal

04

Sua família está presa (e você é o único que conseguiu escapar)

05

Sua família desapareceu (e você é o único remanescente)

06

Sua família morreu ou foi assassinada (e você é o único sobrevivente)

07


Sua família está envolvida em uma conspiração, organização ou associação (como por exemplo a máfia ou um grupo paramilitar rebelde)


08

Sua família se espalhou pelos quatro cantos do mundo devido à uma catástrofe

09

Sua família é atormentada por uma guerra interna que já dura várias gerações

10


Você herdou uma imensa dívida familiar, e deve honrá-la, antes que pague com a própria vida (exatamente como fizeram seus antepassados).



Infância:

Como foi a sua infância?

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir...


01

Nas ruas, sem a supervisão de um adulto

02

Dentro de um Vault tranqüilo

03

Numa tribo nômade

04

Numa cidade pequena e pacata

05

Numa cidade grande e perigosa

06

Em uma zona de conflito

07

Em uma Caravana Mercantil

08

Em um acampamento militar

09

Numa fazenda

10

Dentro de um laboratório científico



Irmãos:

Você tem irmãos? Quantos? Qual a ordem de nascimento entre vocês? E como anda o relacionamento de vocês?

01) Escolha ou jogue 1d10 para descobrir:


01 a 05

O número dos dados indicam o número de irmãos vivos

06 a 10

Você é filho único (ou seus irmãos já faleceram)

02) Escolha ou jogue 1d10 para descobrir o sexo de cada irmão (a):


Par

Sexo masculino

Ímpar

Sexo feminino

03) Escolha ou jogue 1d10 para descobrir a Ordem de Nascimento em relação a você:


01 a 05


Irmão mais velho


06 a 09

Irmão mais novo

10

Irmãos Gêmeos

04) Para cada irmão, escolha ou jogue 1d10, para descobrir os sentimentos deles em relação a você:


01 e 02

Ele ou ela não gosta de você

03 e 04

Ele ou ela gosta de você

05 e 06

Ele ou ela não gosta e nem desgosta de você

07 e 08

Ele ou ela o admira como seu herói

09 e 10

Ele ou ela o odeia com todas as forças



Biografia:

Você já sabe de onde veio e como é a sua aparência. Agora vamos dar uma olhada nos eventos importantes que o tornaram o que você é hoje.

Para cada ano de vida do seu Personagem, jogue 1d10 e veja na tabela abaixo qual foi o “evento mais importante” daquele ano.

Ao final, retorne para esta tabela e jogue pelos “grandes eventos” do ano seguinte:


01

Grandes Problemas

02

Grandes Êxitos

03

Amigos

04

Inimigos

05

Envolvimento Romântico

06 a 10

Nada relevante aconteceu esse ano



Grandes Problemas:

Viver em Fallout significa correr grandes riscos. Neste ano, você passou por sérios apuros. E desta vez você se deu mal...

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir o que aconteceu...


01


Grande perda financeira: jogue 1d10 e multiplique por 1000 (subtraindo do resultado o seu percentual de LCK). Esta é a quantia que você está devendo para grandes figurões. E se não tiver como pagar... sua cabeça estará a prêmio!

02


Prisão: você esteve preso, ou talvez tenha sido mantido refém (você escolhe). Jogue 1d10 para descobrir a duração do cativeiro (em meses).

03


Doença: você contraiu uma grave doença durante essa época. Como resultado, perdeu um ponto de END permanentemente.

04


Traição: de alguma forma você foi apunhalado pelas costas.

Jogue 1d10:

* De 01 a 03, você está sendo chantageado.

* De 04 a 07, um segredo seu foi revelado.

* De 08 a 10, você foi traído por um amigo muito próximo, em um romance ou no trabalho (você escolhe).

05


Acidente: você sofreu um terrível acidente.

Jogue 1d10:

* De 01 a 04, você ficou terrivelmente desfigurado e deve possuir 01 em CHR;

* De 05 a 06, você ficou hospitalizado por 1d10 meses daquele ano;

* De 07 a 08, você perdeu 1d10 meses de memórias daquele ano;

* De 09 a 10, você sofre de pesadelos constantes sobre o acidente e SEMPRE acorda gritando (o que é péssimo em locais onde silêncio é essencial).

06


Amante, Amigo ou Parente Morto: você perdeu alguém muito querido.

Jogue 1d10:

* De 01 a 05, eles morreram acidentalmente;

* De 06 a 08, eles foram assassinados;

* De 09 a 10, eles foram assassinados e você sabem quem foi o culpado.

07


Falsa Acusação
: você caiu numa armadilha.

Jogue 1d10:

* De 01 a 04, você foi acusado de roubo;

* De 05 a 07, você foi acusado de assassinato;

* De 08 a 09, você foi acusado de traição;

* Caso saia um 10, você foi acusado de estupro.

08


Procurado por uma Grande Facção: você está sendo caçado por alguma milícia, organização paramilitar ou grupo criminoso importante.

Jogue 1d10:

* De 01 a 03, apenas alguns membros estão a sua procura;

* De 04 a 06, você está sendo caçado apenas em uma cidade ou região;

* De 07 a 08, você está sendo caçado em todo o Estado;

* De 09 a 10, você é o "alvo nº 01" da facção.

09


Incapacidade Física: você sofreu um colapso físico e perdeu definitivamente um membro (escolha um dos quatro).

10


Incapacidade Mental: você sofreu uma grave doença mental, cujos reflexos se mantém até hoje.

* De 01 a 04, você adquiriu uma fobia rara mas incontrolável (escolha uma);

* De 05 a 06, você adquiriu uma fobia comum (por ex.: altura);

* De 07 a 08, você adquiriu uma psicose (vozes na tua cabeça te tornam violento, agressivo e irracional sob condições de stress);

* De 09 a 10, você adquiriu perigosas tendências suicidas.




Grandes Êxitos:

Existem momentos em que tudo conspira a seu favor! Foi o que aconteceu este ano!

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir o que aconteceu...


01


Muita Sorte nas finanças: jogue 1d10 e multiplique por 1000 (somando ao resultado o seu percentual de LCK). Esta é a quantia que você acumulou este ano!

02


Êxito no Trabalho e nos Negócios: jogue 1d10 e multiplique por 100 (somando ao resultado o seu percentual de LCK). Esta é a quantia que você acumulou este ano!

03


Encontrou um Mestre: adicione 15% permanentemente em qualquer Habilidade.

04


Contato Poderoso em uma Grande Facção: que lhe deve um favor.

05


Encontrou um Professor: adicione 10% permanentemente em uma Habilidade.

06


Proeminente Membro da Sociedade: lhe deve um favor.

07


Amigo das Caravanas: você consegue negociar com eles, como se tivesse Barganha 100%.

08


Amigo dos Criminosos: uma das gangues locais gosta de você (vai saber porquê!). E duas vezes por mês, pode solicitar "favores" a eles - mas não exagere! Até porque as autoridades não gostam de "amigos dos bandidos"...


09


Amigo das Milícias: igual ao anterior - mas com a vantagem de estar "do lado certo" da lei! Obviamente, os criminosos locais não costumam ver com "bons olhos" este tipo de "queridinho das autoridades".

10


Instrutor de Combate: você aprendeu as técnicas com um mestre de combate! Adicione 25% a uma Habilidade de Combate (a sua escolha).



Amigos:

Viver em Fallout significa que você não faz as coisas pela metade! Seus amigos são muito próximos e seus inimigos são muito rudes. Se você está aqui, é porque este ano sua vida social sofreu uma mudança brusca (felizmente para melhor)!

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir quem você conheceu...

Se for PAR, é do sexo masculino. Se for ÍMPAR, é do sexo feminino.

Em seguida, jogue outro 1d10 para ver como está o seu relacionamento com ele (a):


01


Como um irmão (irmã) mais velho para você

02


Como um irmão (irmã) mais novo para você

03


Um professor ou mestre

04


Um sócio ou companheiro de trabalho

05


Um antigo amante

06


Um velho inimigo

07


Como um pai (mãe) adotivo para você

08


Como um parente próximo


09


Um velho amigo de infância reencontrado

10


Parceiro com interesses comuns



Inimigos:

Você provavelmente pisou em alguns calos e prejudicou os interesses de alguém. Ou simplesmente olhou torto. Não importa muito! Os inimigos são comuns em um mundo arruinado, onde um simples pacote de comida industrializada vencido a mais de cem anos, pode ser a diferença entre viver e morrer...

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir o sexo do seu inimigo: se for PAR, ele será do sexo masculino. Se for ÍMPAR, será do sexo feminino.

Em seguida, jogue outro 1d10, para descobrir sua identidade:


01

Um ex-amigo

02

Um ex-amante

03

Um parente

04

Um inimigo de infância

05

Alguém que trabalhou para você

06

Alguém para quem você trabalhou

07

Um sócio ou companheiro de trabalho

08

Um membro de uma gangue

09

Um membro influente da sociedade

10

Um membro influente em uma Grande Facção

03) Escolha ou jogue 1d10 para descobrir a causa desta inimizade:


01

Você causou a perda de seu prestígio ou status

02

Você causou a perda de um amante, amigo ou parente

03

Você lhe causou uma grande humilhação

04

Você o acusou de covardia (ou algum outro defeito pessoal)

05


Você lhe causou uma deficiência física.

Jogue 1d10:

* De 01 a 03 – perda de um olho;

* De 04 a 07 – perda de um braço;

* De 08 a 10 – perda de uma perna.


06

Ele ou ela foi abandonado ou traído por você

07

Você rejeitou uma proposta profissional ou amorosa

08

Vocês simplesmente não gostam um do outro

09

Vocês foram rivais amorosos

10

Você frustrou um plano do outro

04) Escolha ou jogue 1d10 para descobrir quem se deu mal:


01 a 04


Ele o odeia com todas as forças


05 a 07

Você o odeia com todas as suas forças

08 a 10

O ódio é recíproco

05) Escolha ou jogue 1d10 para descobrir o que aconteceria caso vocês dois se encontrassem cara a cara. O ofendido provavelmente irá:


01 e 02

Ser possuído por uma cólera assassina e arrancar a cabeça do outro

03 e 04

Evitar a ralé

05 e 06

Apunhalar o outro pelas costas na primeira chance

07 e 08

Ignorar completamente sua presença

09 e 10

Atacá-lo e provocá-lo verbalmente

06) Escolha ou jogue 1d10 para descobrir que tipo de forças seu inimigo pode usar para prejudicá-lo?


01 a 03

Apenas ele mesmo

04 a 05

Ele mesmo e alguns aliados

06 a 07

Uma gangue pequena

08 a 09

Uma gangue perigosa

10

Uma Grande Facção

Quem é este AMIGO ou INIMIGO? Como ele se parece? Qual é o seu estilo e suas motivações? Faça algumas jogadas nas tabelas correspondentes para enriquecer ainda mais a experiência e o background do teu Personagem!



Envolvimento Romântico:

Existe algo a mais na vida do que apenas lutar pela sobrevivência...

O romance está no ar em Fallout! E se você está aqui, certamente teve algum envolvimento romântico como o maior evento deste ano.

Escolha ou jogue 1d10 para descobrir como foi:


01 a 04


Um Amor para Recordar”, lindo e feliz...

Volte para a Biografia!


05

Um Caso Amoroso Trágico;

06

Um Caso Amoroso Problemático;

07 a 10


Casos rápidos e encontros quentes sem envolvimento emocional...

Volte para a Biografia!


Caso Amoroso Trágico:

Escolha ou jogue 1d10 para saber o que aconteceu:


01

Seu grande amor morreu em um acidente

02

Seu grande amor desapareceu misteriosamente

03

A relação terminou abrupta e inesperadamente

04

Um objetivo pessoal ou uma vingança se interpôs entre vocês

05

Seu amante foi raptado

06

Seu amante enlouqueceu

07

Seu amante cometeu suicídio

08

Seu amante foi morto em combate

09

Um rival tirou você da jogada

10

Seu amante foi assassinado

Caso Amoroso Problemático:

Escolha ou jogue 1d10 para saber o que aconteceu:


01


A família ou os amigos de seu amante o odeiam


02

A família ou os amigos de seu amante farão de tudo para sabotar o namoro

03

Um de vocês têm um rival amoroso

04

Sua família ou os seus amigos odeiam sua amante

05

Vocês estão separados por algum motivo

06

Vocês brigam constantemente

07

Vocês são rivais profissionais

08

Um de vocês é extremamente ciumento

09

Um de vocês é infiel

10

Vocês pertencem a organizações, gangues ou famílias rivais

Sentimentos Mútuos:

Escolha ou jogue 1d10 para saber o que ainda sentem um pelo outro:


01

Ela ainda o ama

02

Você ainda a ama

03

Vocês ainda se amam

04

Você a odeia

05

Ela o odeia

06

Vocês se odeiam

07

Vocês são amigos

08

Nenhum sentimento de parte a parte. Simplesmente acabou.

09

Você gosta dela, mas ela o odeia

10

Ela gosta de você, mas você a odeia

Valeu a pena tanto sacrifício?

Volte para ESTILO PESSOAL e a sessão MOTIVAÇÕES, e faça algumas jogadas para descobrir como ela (ele) era; e se você faria tudo de novo se ela voltasse a aparecer em sua vida...

Porque, afinal de contas, pode ser que isso aconteça...


Nenhum comentário:

Postar um comentário