RPG é a sigla inglesa para Role Playing Game - que pode ser traduzida como "Jogo de Interpretação de Personagens". Consiste num tipo de jogo de contar histórias coletivamente, onde seus jogadores interpretam personagens em um enredo pré-determinado (e diferentemente dos jogos "convencionais", aqui não existem "vencedores" ou "perdedores"). O único objetivo é a diversão! Jogos de RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, além de desenvolverem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua...
Fallout, claro, não é diferente...
Cada jogador assume o papel de um Personagem - e todos serão protagonistas de uma história que se passará na América Pós-Apocalíptica desenvolvida pelos criadores da série de jogos de vídeo-game...
Mas já que o jogo se passa na imaginação do Mestre e dos Jogadores (e a imaginação não encontra limites); precisamos estabelecer algumas regras! As regras servem apenas para garantir que certas características do tipo de história a que este jogo se propõe a contar estejam presentes; e para garantir que todos os participantes tenham a oportunidade equilibrada de contribuir neste processo. Servem também para ditar o ritmo, conduzindo a narrativa e garantindo sua escalada rumo à diversão!
A primeira destas regras é o NÍVEL DO PERSONAGEM!
Trata-se de um "comparativo" entre o poder e a experiência dos Personagens envolvidos na história.
Evidentemente, quanto maior for o seu Nível, mais poderoso o Personagem será!
Em Fallout, nem todo mundo é um "herói" ou um "vilão" (mesmo que pareça haver tantos)! Poucos nasceram para viver aventuras e desafiar os perigos deste mundo. Na verdade, muito poucos querem fazê-lo voluntariamente! A imensa maioria das pessoas preferem empregos seguros e vidas estáveis, com um mínimo de conforto e sossego...
Personagens Comuns são todos aqueles "não-heróicos" que povoam o cenário da campanha! Desde trabalhadores assalariados que circulam pelas ruas até os fazendeiros; passando pelos mercadores das Caravanas, mendigos, jogadores nos cassinos e prostitutas...
Todos estes indivíduos são considerados Nível Zero!
Personagens Nível Zero recebem 35 pontos para distribuir entre seus Sete Atributos (o que dá uma média de cinco pontos para cada "letra" do Sistema S.P.E.C.I.A.L.); e não têm acesso aos Talentos Iniciais. No mais, seguem o mesmo rito para a criação dos demais Personagens...
Embora não seja "proibido", não recomendamos o uso destes Personagens Comuns pelos Jogadores - afinal, eles funcionam melhor como NPC's. Muitos adversários de baixo nível (como capangas) são Nível Zero (assim como suas vítimas inocentes). É bom lembrar que pessoas comuns também recebem Pontos de Experiência - mas isso é raro, porque eles normalmente não participam de aventuras (e muito dificilmente sobreviveriam a elas).
Um sushiman pode até ser habilidoso e perigoso com sua faca de cortar peixes; mas certamente ganhará poucos Pontos de Experiência apenas trabalhando em seu restaurante...
Personagens Recém-Criados, no começo da crônica, devem necessariamente pertencer ao Nível 01 - salvo se o Mestre disser o contrário...
No primeiro Nível, o Jogador recebe 40 pontos para distribuir em seus Atributos; e pode escolher 01 dos Talentos Iniciais (desde que seu Personagem atenda aos "requisitos mínimos exigidos"). Mas sugerimos começar a preencher a Ficha de Personagem distribuindo os seus pontos no Sistema S.P.E.C.I.A.L. - pois seus bônus e penalizações terão reflexos sobre quase todas as outras Características...
A cada 10 Pontos de Experiência acumulados, o Personagem automaticamente subirá de Nível!
A cada novo Nível alcançado, o Jogador recebe mais um ponto de Atributo (devendo inseri-lo na primeira coluna e calcular seus reflexos sobre todas as características relacionadas). Evidentemente, seres racionais não podem ultrapassar o nº 10 em seus Atributos...
E a cada Dois Níveis, além do ponto extra mencionado acima, o Jogador pode escolher mais um Talento (desde que seu Personagem preencha os "requisitos mínimos exigidos").
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